Mensagens

A mostrar mensagens de 2021

Presença

Imagem
Passaram seis anos. Ou seis séculos. Tanto faz. O tempo que nos liga às nossas raízes não é linear como o que faz o dia suceder à noite que, por sua vez, traz em si já a promessa de um novo dia.  O tempo dos nossos afetos,  por vezes, segue no sentido inverso ao da luz do sol. Ou desafia o nosso equilíbrio em espirais debaixo dos pés. Tal como hoje,  Dia Mundial do Teatro, caíu o pano e fiquei sem chão. Passei a procurar-te em mim, em cada traço físico, ou da personalidade. Em cada viagem da memória que me transporta ao tempo em que me sentava no teu colo e tu cantavas "lá em cima está o tiro-liro-liro, cá em baixo está o tiro-liro-ló..." Hoje, quando olho no espelho já não é apenas o meu rosto, é também a ti que vejo. Estás lá. Em cada expressão mais subtil, em cada  ruga traiçoeira, em cada olhar mais insuspeito.  Para sempre, pai.

Energia vital

Imagem
Sento-me na relva, na direção do sol Fecho os olhos Inspiro profundamente Os raios de luz atravessam as pálpebras O sol líquido flui entre o amarelo, o laranja e o vermelho.   Ao longe, os passos das pessoas no parque   O burburinho das conversas impercetíveis A gargalhada divertida de uma criança Mais longe, a sirene de uma ambulância.    Perto, os pássaros aventuram-se num concerto improvisado Mais perto, o marulhar do vento nas folhas das árvores.   O vento afaga-me o rosto O sol e a terra fundem-se Absorvo toda a energia A luz corre-me nas veias Já posso regressar a casa.

KM 50

Imagem
Houve algumas pedras no caminho,  umas quantas quedas até,  subidas mais íngremes,  atalhos incertos,  veredas estreitas e labirínticas.   Mas também houve planícies verdejantes,  vales encantados,  paisagens de cortar a respiração,  montanhas a perder de vista.   E houve, também, borboletas breves no estômago E pássaros verdes que abriram horizontes de esperança no peito E flores, muitas, algumas eternas, mas todas coloridas e perfumadas.   E hoje, tal como ontem,  de braços abertos à vida,  insisto na certeza de que caminhar é tudo o que resta e importa... Estas palavras datam de abril de 2015, exatamente no dia em que completei 50 anos e um mês depois de perder o meu pai.